preloader

DowSil ® Contractors Concrete Sealant – CCS

DowSil ® Contractors Concrete Sealant – CCS é um selante de silicone monocomponente, que cura com a umidade do ar e que proporciona uma vedação de junta durável, flexível, à prova d´água, e oferece uma alta aderência a alvenaria sem a necessidade de primer.
O material de baixo módulo exerce um pequeno esforço sobre a linha de adesão do selante/substrato e apresenta uma boa recuperação na extensão/compressão, possibilitando um alto desempenho em juntas que apresentam movimentos extremos. A alta capacidade de movimentação da junta do DowSil Contractors Concrete Sealant permite o reparo de juntas com falhas, sem a necessidade de alargar a junta – economizando tempo e custo de mão-de-obra-devido à alta capacidade de movimentação deste produto, em comparação com os produtos orgânicos usados antigamente.

APLICAÇÕES

• Juntas de vedação entre paredes de concreto tilt-up, juntas ao redor de janelas e aberturas de porta em paredes de concreto tilt-up, juntas de isolamento exterior e sistemas de acabamento (EIFS) e muitas outras juntas de construção
• Na maioria dos materiais de construção em qualquer combinação: concreto, alvenaria, pedra, cerâmica, acabamentos de aço e alumínio.

CARACTERÍSTICAS

• Excelente desempenho de vedação em juntas de edifícios que apresentam movimentação extrema
• Excelente adesão ao concreto e alvenaria
• Baixo conteúdo de VOC
• Fácil aplicação em uma ampla faixa de temperatura
• Capacidade de extensão/ compressão de ±50 porcento

COMPOSIÇÃO

• 100% selante de silicone de cura neutra, monocomponente, baixo módulo.

APROVAÇÕES/ ESPECIFICAÇÕES

DowSil Contractors Concrete Sealant atende as exigências de:

• Norma ASTM C 920, Tipo S, Grau NS, Classe 50, Uso T, NT, M, G, A e O
• Especificação Federal TT-S001543A para selantes de silicone para construção
• Especificação Federal TT-S00230C para selantes monocomponentes para construção

COMO USAR

Consultar o Dow Manual Técnico das Américas, Formulário No. 62-1112, para informações detalhadas sobre o projeto da junta, trabalho preparatório, uso de primer, mascaramento e técnicas de aplicação.

PREPARO DA SUPERFÍCIE

Limpar todas as junta de concreto, alvenaria e pedra de todos os contaminantes e impurezas. Substratos porosos devem ser limpos, onde necessário por raspagem, corte com serra, limpeza com jato (areia ou água), abrasão mecânica ou uma combinação desses métodos, conforme necessário, para obter uma superfície muito limpa e seca para a aplicação do selante. Pó, partículas soltas, etc., devem ser sopradas das juntas com ar comprimido sem óleo, ou devem ser aspirados.
Superfícies de metal e vidro adjacentes à alvenaria devem ser limpas esfregando com um pano absorvente sem óleo, saturado com solvente, como xileno ou tolueno ¹. Não usar álcoois pois eles inibem a cura do produto.

PRIMER

O primer deve ser aplicado antes da instalação do corpo de apoio. Recomenda-se sempre aplicar um cordão de selante de silicone ao material do substrato para testar a adesão antes do uso geral.
Não é necessário a utilização de primer com concreto, alvenaria, a maioria dos vidros e a maioria das superfícies porosas. A maioria dos substratos de alumínio (pintado, natural, anodizado, etc.) e outras superfícies não porosas precisam de primer. Consultar a Dow sobre as recomendações de premir sobre outros materiais.
Em todos os casos, deve-se testar uma amostra e/ou devem ser instaladas juntas testes no projeto.

MASCARAMENTO

As áreas adjacentes às juntas podem ser mascaradas para assegurar linhas limpas de selante. Não permitir que a fita de proteção toque as superfícies limpas onde o selante de silicone irá aderir. O espatulamento deve ser completado em um movimento contínuo imediatamente após a aplicação do selante e antes da formação da película. A fita deverá ser removida imediatamente após o espatulamento.

MÉTODO DE APLICAÇÃO

DowSil Contractors Concrete Sealant deve ser aplicado em uma operação contínua. Deve ser usada uma pressão adequada para preencher e vedar devidamente a largura da junta.
O selante pode ser aplicado em temperaturas ao ar livre tão baixas quanto -29°C (-20°F), desde que as superfícies estejam limpas, secas e sem congelamento. Como regra geral, a condensação ou congelamento não deve ser um problema acima de 4.4°C (40°F).

ESPATULAMENTO

Espatule o DowSil Contractors Concrete Sealant com leve pressão para espalhar o material contra o corpo de apoio e as superfícies da junta. Não usar sabões, óleos, ou álcoois para ajudar no espatulamento, pois esses materiais inibem a cura do produto.
Use uma ferramenta com perfil côncavo para manter o DowSil Contractors Concrete Sealant dentro da junta.

LIMPEZA

Não permitir que selantes de silicone não curados entrem em contato com superfícies não lixáveis, como granitos polidos, metal ou vidro. O selante não curado deixará uma película que pode alterar as características estéticas desses substratos. Selante aplicado indevidamente deverá ser limpo das superfícies não porosas usando-se um solvente antes da cura

VIDA ÚTIL E ARMAZENAGEM

Quando armazenado em temperatura igual ou abaixo de 32°C (90°F), DowSil Contractors Concrete Sealant tem validade de 12 meses a partir da data de fabricação. Consultar a embalagem do produto para saber a data de validade.

LIMITAÇÕES

DowSil Contractors Concrete Sealant deve ser aplicado ao concreto curado por 28 dias. Concreto não curado (menos de 7 dias de cura) causará perda de aderência do selante. Concreto com 7 a 28 dias de cura pode precisar de primer para obter a devida aderência. É necessário testes de campo adicionais de controle de qualidade da aderência se as exigências do projeto especificarem vedação do concreto com menos de 28 dias de cura.
DowSil Contractors Concrete Sealant não deve ser aplicado:

Abaixo do solo
A materiais à base de epóxi, pois haverá inibição
DowSil Contractors Concrete Sealant irá amarelar se entrar em contato com betume ou produtos à base de EPDM.
Este produto não é testado nem representado como adequado para usos médicos ou farmacêuticos.

INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Para atender as necessidades dos clientes em relação à segurança dos produtos, a Dow possui uma organização completa de Gerenciamento de Produtos e uma equipe de especialistas em Segurança de Produto e Regulamentação disponível em cada área.