preloader

DowSil® 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações

DowSil® 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações é um selante monocomponente de fácil aplicação que cura na presença da umidade atmosférica para produzir uma vedação para vidro e fachada de cortina de vidro de edifícios durável e flexível. Este material de silicone é quimicamente estável e apresenta uma pequena mudança nas suas propriedades físicas sob intempéries.
Além das cores-padrão, cores personalizadas podem ser criadas a partir de amostra fornecida pelos clientes.
DowSil 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações é compatível com a maioria dos vidros laminados, folhas de acrílico e policarbonato vítreos, e com toda a linha de selantes de silicone monocomponente para construção da DowSil. Entretanto, a adesão e a compatibilidade devem ser avaliadas em cada caso antes de utilizar o selante, e um selante deve ser aplicado apenas depois que o outro esteja completamente curado.

CARACTERÍSTICAS

• Resistente à luz do sol, chuva, granizo, neve, radiação ultravioleta, ozônio e temperaturas extremas
• Mantém suas propriedades de desempenho mesmo após anos de exposição – a vedação se mantém resistente à água e às intempéries
• Ampla faixa de temperatura de -60 a 177°C (-76 a 350°F), com temperaturas intermitentes de até 200°C (392°F)

APLICAÇÕES

DowSil ® 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações é utilizado para aplicações em construções e é especialmente efetivo para selar juntas de topo, juntas polidas de vidro e para selar fachada de cortina de vidro em edifícios e outras montagens de vidro, plástico e metal. Também é apropriado para aplicações na construção, em geral. Pode ser aplicado em fábricas como vedação primária para montagens de vidro, plástico e metal.

COMPOSIÇÃO

• Selante de silicone RTV monocomponente

PROPRIEDADES TÍPICAS

Aos elaboradores de especificações: Favor contatar o seu Representante de Vendas local da Dow ou a Conexão da Dow Global antes de determinar as especificações com este produto.

ESPECIFICAÇÕES

DowSil 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações atende às exigências de:

• Especificação Federal TT-S-001543, Classe A
• Especificação Federal TT-S-00230, Classe A
• Regulação FDA No. 21 CFR 177.2600 (sujeito ao cumprimento de quaisquer limitações extrativas aplicáveis) – exceto para a cor bronze clara e algumas cores personalizadas que podem não estar de acordo com esta regulação; contatar a Dow para maiores informações
• Especificação Canadense CAN219.13-M82
• Especificação ASTM C 920
• Quimicamente aceitável para aplicação em superfícies e equipamentos que podem estar em contato com produtos comestíveis, em estabelecimentos que operam sob o Programa de Inspeção Federal de Carne e Aves, USDA

UTILIZAÇÃO

Por favor recorra ao Manual Técnico para as Américas da Dow (Dow Americas Technical Manual), Form. Nº 62-1112, para informações detalhadas sobre métodos de aplicação e desenho da junta.

DESENHO DA JUNTA

DowSil 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações não deve ser mais espesso que 13 mm e mais fino que 6 mm. Idealmente, a proporção da largura da junta e a profundidade do selante deve ser de 2:1.

Um cordão de espuma de poliuretano ou polietileno é o corpo de apoio recomendado para juntas profundas; uma fita de polietileno é recomendada para juntas pouco profundas. Estes materiais permitem a aplicação de uma camada fina e atuam como isolantes de adesão, pois permitem que o selante de silicone se expanda livremente com o movimento da junta.

Encaixes de vidro e juntas devem ser projetados para permitir a instalação e retenção do material de corpo de apoio protetor durante a instalação e a cura do DowSil 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações.

Juntas polidas de vidro devem ter uma camada cuja largura deve ser igual, ou maior que, o movimento previsto total.Superfícies de metal e vidro adjacentes à alvenaria devem ser limpas esfregando com um pano absorvente sem óleo, saturado com solvente, como xileno ou tolueno. Não usar álcoois pois eles inibem a cura do produto.

DIMENSÕES DA JUNTA

Painéis pequenos de cortina de vidro e painéis luminosos devem ter uma largura mínima de 6 mm para a camada do selante. Painéis maiores e painéis luminosos, ou nos quais uma grande movimentação é esperada, devem ter uma largura mínima quatro vezes maior que o movimento esperado. Painéis luminosos plásticos e painéis fabricados a partir do plástico necessitam de dimensões das juntas maiores que as usuais, devido ao maior coeficiente de expansão térmica do plástico. Para estas aplicações, recomenda-se o uso do DowSil® 791 Selante de Silicone Perimetral.

PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE

As superfícies a serem vedadas, sejam em trabalhos novos e/ou em reformas, devem estar limpas, secas e livres de todo material e contaminantes, como gordura, óleo, pó, água, resíduos de sabão, gelo, poeira superficial e selantes antigos ou componentes de selagem e revestimentos protetores.

DowSil 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações irá aderir ao selante de silicone curado após uma limpeza com solvente adequado para remover a sujeira acumulada.

Limpar as superfícies utilizando um pano limpo, sem óleo, embebido em solvente, como xilol, toluol ou metiletil-cetona.

Limpar as superfícies de metal, vidro e plástico com procedimentos mecânicos ou com solvente. Não limpar as superfícies com sabão, detergente ou qualquer outro produto de limpeza à base de água. Aplicar o solvente com um pano limpo, absorvente, livre de óleo e que não solte fiapos. Remover o solvente antes que esteja seco, usando um pano seco e limpo.

Não aplicar sobre a superfície mais solvente que o necessário. Cerifique-se de que superfícies aparentemente limpas não estejam cobertas por uma camada fina de pó.

PRIMER

Quando se aplica DowSil 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações em superfícies de vidro não-refletivas, o uso de primer geralmente não é necessário. O uso de primer geralmente é necessário em superfícies de plástico e de metal. Recorra ao Guia de Preparação de Superfície para recomendações mais específicas. Em caso de dúvidas, uma amostra deve ser testada antes da utilização em grande escala.

PROTEÇÃO

As áreas adjacentes às juntas devem ser protegidas para assegurar um melhor acabamento. Não permitir que as fitas adesivas de proteção toquem as superfícies limpas às quais o selante de silicone irá aderir. A espatulação deve ser finalizada em apenas um movimento contínuo, imediatamente após a aplicação do selante, e antes que a película se forme. A fita adesiva deverá ser removida imediatamente após a espatulação e antes que a película se forme (dentro de 5 a 10 minutos).

MÉTODO DE APLICAÇÃO

Os selantes acéticos da Dow podem ser aplicados diretamente do cartucho com uma pistola operada a ar ou manualmente. Somente corte o bico do cartucho do selante quando for utilizá-lo.
Instalar o corpo de apoio de polietileno expandido, a fita de polietileno, os espaçadores ou as fitas adesivas, como especificado. Aplicar o selante pressionando-o de maneira contínua para preencher e vedar a junta apropriadamente.

LIMPEZA

O excesso de selante deve ser removido das ferramentas e das superfícies não-porosas enquanto ainda estiver no seu estado não-curado, usando
solventes, como xilol, toluol ou metiletil-cetona.1

Se o selante entrar acidentalmente em contato com as superfícies porosas adjacentes, deve-se permitir que o excesso de selante atinja a cura inicial ou final. Ele deverá ser removido, então, por abrasão ou outros meios mecânicos.

ESPATULAÇÃO

A espatulação é recomendada e se possível, deverá ser realizada de maneira contínua. Espatular ou apertar o selante com uma leve pressão para espalhar o material contra o material de corpo de apoio e as superfícies da junta. Uma ferramenta com perfil côncavo é recomendada para manter o selante dentro da junta.

Quando se faz a selagem de vidro, espatular o selante aplicado na borda, desse modo as soluções de limpeza e contra chuva não serão perdidas.

Espatular a junta dentro de 10 minutos após a aplicação do selante. Remover a fita adesiva antes que uma película comece a se formar. Uma vez que esta película começa a se formar, a mesma será rasgada quando a fita adesiva for removida, deixando a superfície rugosa.

Após a aplicação do selante e a formação da película, não mexa na junta por 48 horas.

EMBALAGEM

DowSil 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações está disponível em cartuchos descartáveis de 300 ml que encaixam perfeitamente em pistolas comuns de calafetagem. Pode ser aplicado através de diversas pistolas de ar comprimido e manual.

LIMITAÇÕES

DowSil 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações não é recomendado para uso em aplicações que envolvem:

• Selagem estrutural
• Juntas onde o abuso físico ou abrasão podem ser encontrados
• Imersão prolongada em água
• Superfícies porosas, como alvenaria
• Em materiais de construção que possam liberar óleos, plastificantes ou solventes – materiais como madeira impregnada, gaxetas à base de óleo, gaxetas de borracha parcialmente vulcanizadas ou fitas adesivas
• Espaços totalmente confinados, porque o selante necessita de umidade atmosférica para curar
• Superfícies sensíveis à corrosão por vapores de ácido acético (um subproduto da cura do selante)
• Superfícies que serão pintadas (a pintura não tem elasticidade suficiente para acompanhar a expansão do selante, e poderá rachar e descascar); terminar toda a pintura antes de utilizar o selante
• Adesão de vedação secundária de unidades de vidro duplo, selado com selantes de silicone bicomponente
• Auto colocação
• Aplicação de colocação (exemplo: colocação do adesivo)

DowSil 999-A Selante de Silicone para Vidros e Edificações preto é recomendado para juntas de topo vidro-a-vidro, porque as juntas de topo seladas com selante incolor podem conter pequenas quantidades de ar retido durante o envaze e/ou a aplicação do selante. Os padrões de aparência devem ser estabelecidos e concordados antes da aplicação do selante.

Este produto não foi testado e não é apropriado para uso médico ou farmacêutico.